Sabemos que você acha importante estar antenado sobre as tendências de marketing digital para 2019 mas está com pouco tempo para ler vários artigos de sites diferentes, não é mesmo? Então decidimos te dar uma força.

Reunimos as 3 tendências de marketing digital mais citadas para o ano de 2019, considerando as páginas de maior relevância para o Google quando o assunto é “Tendência de Marketing Digital para 2019″.

Já nos acostumamos a encontrar na internet as famosas tendências para o ano seguinte. Tendências de moda, tendências de tecnologia, tendências disso, tendência daquilo. Obviamente também existem as tendências de Marketing Digital.

Consultando fontes renomadas que tratam do assunto marketing digital decidimos fazer uma checagem. Afinal de contas, entre tantas tendências diferentes quais as que são citadas com maior frequência?

O nosso objetivo não é apontar a que tem maiores chances de acontecer. Nossa ideia com este artigo é te auxiliar na análise do cenário que se aproxima para 2019 em relação ao marketing digital.

As 3 Tendências de Marketing Digital para 2019 mais citadas.

Chatbot (Destaque para o relacionamento máquina e homem).

Tendência Mencionada por 100% dos sites consultados. 

Durante o ano de 2018 o assunto Chatbot esteve em evidência. Prestadores de serviço oferecendo soluções de chatbot, empresas e pessoas usando esta funcionalidade, em sua grande maioria ainda de forma básica, provavelmente para testar e avaliar o funcionamento das aplicações de bot. O fato é que cada vez mais o atendimento de clientes está se transformando. Aplicações com ou sem inteligência artificial estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. A Grand View Research calcula que o mercado de chatbots deverá crescer 24% anualmente até 2025.

Em uma palestra promovida pela Sharpspring tivemos a oportunidade de assistir uma excelente apresentação do Billy Garcia, profissional que atua junto a Zenvia como Evangelista. Ou seja, mais da metade da sua apresentação foi para falar sobre como a comunicação tem evoluído ao longo dos anos. A Zenvia entendeu que o assunto bot é tão novo que antes até de enfatizar a venda das sua aplicação é preciso ensinar o público sobre como as pessoas estão se comunicando, como a comunicação tem evoluído e qual a perspectiva de futuro.

Funções mais operacionais como um atendimento em 1º nível ou o envio de 2ª via de boleto estão cada vez mais sendo feitas por máquinas, tendo em vista a previsibilidade destes processos. No entanto, especialistas apontam que a sensibilidade humana será um enorme diferencial para nós nesta relação homem e máquinas. Devemos explorar cada vez mais a nossa capacidade de relacionar-se, de sentir emoções e canaliza-las para agregar ainda mais valor para as atividades que realizamos.

Maior volume de pesquisas feitas por voz.

Tendência Mencionada por 83% dos sites consultados. 

Segundo Andrew Ng, Chief Scientist do Baidu, até 2020 metade de todas as buscas serão feitas através de voz ou imagem. Esta é uma previsão que poderá gerar enormes impactos para as agências de marketing digital. Afinal de contas, como ficaria o trabalho de SEO? Quais serão as adaptações necessárias para um site ficar bem rankeado quando a pesquisa for através de voz? E se considerarmos busca por imagem o cenário ficaria ainda mais complexo.

Todavia vale lembrar que é comum ver pessoas tirando um sarro dos assistentes pessoais que fazem confusão ao ouvir um comando de voz. Isso demonstra que este recurso precisará ser melhor desenvolvido. Ao mesmo tempo, como o número de usuários fazendo busca por voz tem aumentado muito é possível que as ferramentas de buscam evoluam rapidamente a medida que forem cada vez mais acionadas.

Ou seja, é difícil precisar se no curto prazo teremos buscadores certeiros quando as buscas forem feitas por voz. O importante neste caso é estar atento ao assunto e acompanha-lo de perto para saber se o tema tem evoluído e quais os impactos notados.

Vídeos.

Tendência Mencionada por 50% dos sites consultados.

A transmissão de vídeo continua em alta. Segundo pesquisa da Livestream 73% dos negócios B2B que já utilizaram lives, tiveram um ROI positivo. De acordo com o exposto pelos especialistas é importante saber trabalhar as diferentes plataformas e, principalmente, gerar conteúdo que forneça o que os consumidores querem, quando e como querem.

Conteúdo vertical é uma opção que poderá crescer bastante tendo em vista o lançamento do IGTV do Instagram. A plataforma, através do IGTV abriu um espaço dedicado para a publicação do vídeo gravado verticalmente. Parece fazer bastante sentido, tendo em vista ser um formato prático de gravar um vídeo rápido e curto no celular, por conta própria. Vale acompanhar o crescimento desta plataforma.

Os vídeos ao vivo continuarão a crescer bastante. Porém, o grande desafio é gerar conteúdo que seja atraente para os clientes. Faça conteúdo para a pessoa e não para os algoritmos. A disputa pela atenção da audiência nas mídias é feroz. A quantidade de conteúdo disponível é gigantesca e o consumidor não tem muita paciência para vídeos cansativos. Segundo Camilo Coutinho, especialista em vídeos, em média o usuário leva entre 6 a 10 segundos para decidir se continuará assistindo o vídeo ou não.

Ou seja, você precisa fazer um vídeo que seja atrativo, para o público certo, na hora certa e dentro de um formato que capture a atenção do usuário em até 10 segundos. Fácil né?! Não, não é nada fácil!

Conclusão:

Desde a captura do seu público alvo, seja através das mídias sociais ou através das ferramentas de buscas, até o relacionamento com um lead, o marketing digital continua com suas constantes movimentações.

Os vídeos seguirão tendo destaque, entre as tendências de marketing digital, como um meio para dialogar com o seu público. Porém, novos formatos como os vídeos verticais deverão ser explorados. Um novo hábito dos usuários aponta para um maior número de pesquisa por voz. Isso implicará em um desafio extra para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Tudo indica que 2019 será um ano que os bots irão crescer ainda mais. Iremos conviver cada vez mais com essas ferramentas. Elas estão rapidamente tomando conta de funções cotidianas como o atendimento ao cliente, por exemplo. Será preciso avaliar como eles poderão otimizar a estratégia de marketing digital de nossos clientes.

Adicionalmente, é importante destacar que nós seres humanos precisaremos explorar habilidades que nos diferenciam das máquinas. Relacionamento interpessoal, inteligência emocional, explorar os sentimentos, a emoção. Estas são habilidades que os robôs não desenvolveram (pelo menos até o momento!).

As agências precisam estar sempre atentas, acompanhando as mudanças e ajustando suas estratégias. Por sua vez os clientes dificilmente conseguirão acompanhar tamanhas alterações, novidades e tecnologias disruptivas. Ou seja, contar com especialistas alinhados com as tendências de marketing digital é fundamental.

Metodologia utilizada para elaborar este artigo:

Consultamos o Google para identificar as páginas que são referências no assunto “Tendência de Marketing Digital para 2019”. Selecionamos os players de maior referência como Resultados Digitais, Revista Exame, Social Brand, Administradores.com entre outros e relacionamos as tendências. Entre as tendências de marketing digital relacionadas selecionamos aquelas que mais vezes foram mencionadas.