De que adianta ter um site bonito, se ele não gera contatos? Ao colocar o seu site no ar você pensa nele como um meio para auxiliar na prospecção de clientes?

Comece pela prospecção de clientes.

Sim, você precisa ter um site que te auxilie na prospecção de clientes. É importante ter um layout bonito e moderno. É fundamental ser responsivo etc. Mas tudo isso poderá ser em vão se você não aproveitar o potencial que um site na internet tem para prospectar clientes. Muitas pessoas acessam a internet em busca de alternativas para uma dor, um problema. Na imensa maioria dos casos a busca de soluções começa pelo Google.

Digamos que uma pessoa tem uma empresa que oferece cursos, mas não tem fechado muitas turmas ultimamente. Diante deste problema ela busca por meios de divulgação dos cursos. Ao consultar no Google ela irá encontrar muitas referências. Ao navegar pelos resultados da busca ela acessa diferentes sites e se depara com inúmeras opções de agências de marketing digital. Em alguns casos ela encontra sites que são apenas bonitos. Em outros ela encontra uma lista de clientes formada por grandes empresas, mas nada muito relevante. Porém, no último link visitado ela encontra artigos, vídeos, tutoriais que relatam casos práticos, onde ela se identifica. Ela vê ali diferentes alternativas que podem auxiliar na resolução de seus problemas.

No exemplo citado a pessoa em questão se identificou com o último link visitado. Por este motivo são grandes as chances da pessoa fechar com a agência visitada por último, não é mesmo? Perceba com este exemplo, que a última agência soube usar o espaço para expor todo o seu conhecimento sobre um determinado segmento e com isso conseguiu converter uma visita inicial em um contato interessado.

Utilize o seu site para expor todo o seu conhecimento, trabalhos realizados, números, informações e, principalmente, disponibilize um meio para capturar um contato. Seu cliente em potencial pode visualizar na sua empresa uma parceira para a resolução de alguma dor ou problema. Com o contato deste cliente em potencial você estará em condições de iniciar uma “conversa” com base em uma sequência de emails, objetivando efetuar uma nova venda.

Diferença de Prospect e Lead.

Você sabe diferenciar um prospect de um lead? O prospect é um contato, um cliente em potencial. Um lead é aquele contato que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço.

Quando um visitante chega ao seu site o consideramos como um prospect. Ele está ali, lendo as informações que você disponibilizou por ter interesse no assunto que você descreve. A partir do momento em que ele preenche um formulário compartilhando dados adicionais ele se aproxima da figura do lead. Ou seja, neste momento ele sinaliza que está disposto a dividir dados extras em troca de um material rico (e-book, template, podcast, webinar etc).

Nesse instante você estará dando um passo importante em sua estratégia comercial. Pois ele demonstrou estar um passo a frente rumo a intenção de compra do seu serviço. É o momento em que você precisará dar maior importância a este contato.

Crie estratégias para identificar leads entre os prospects.

Tendo visitas você irá conseguir atrair prospects. Conforme dito anteriormente, estes são passos importantes para a geração de leads. Porém, você precisa criar estratégias para identificar entre os prospects aqueles que realmente têm interesse pelo produto ou serviço que você oferece. Um formulário de contato no seu site é uma porta de entrada para os leads.

Creio que um dos mais famosos são os formulários para receber notícias periódicas sobre determinado tema. São as famosas newsletters. Você insere apenas nome e email e pronto! Em breve você passará a receber no seu email notícias, informações e novidades. Porém, existem outras estratégias. Você pode lançar mão de e-books, podcasts, webinar etc. Para conseguir ter acesso a um destes “ativos online” será preciso deixar seu nome, email e mais algumas informações importantes de interesse do proprietário do site. Ou seja, aqueles que preencherem o formulário irão automaticamente cair numa lista de Leads.

Essa lista será submetida a uma sequência de emails onde será possível identificar os que tiveram maior ou menor engajamento com o material disponibilizado (quem abriu os emails, quem clicou nos links etc). Isso permitirá que se priorize aqueles leads mais prováveis para fechamento.

Em resumo, podemos concluir que mais do que um bom design o seu site precisa ter uma estratégia muito bem definida para ser útil como mais um canal para a prospecção de clientes. Veja com mais detalhes a importância do planejamento de marketing digital.