No post onde falamos sobre Por que criar um site para a sua empresa destacamos inúmeros motivos que reforçam a importância de se ter um site. Porém, para que o mesmo traga resultados consistentes para o seu negócio é importante que ele seja encontrado. E para ser encontrado é vital que o seu site tenha conteúdo relevante. O Google irá considerar este fator para apresentar o seu site nos resultados em seu mecanismo de busca.

 

Poucas empresas estão explorando o Marketing de Conteúdo.

Em contatos recentes feitos em nossa agência com clientes e prospects foi possível identificar que poucos exploram o marketing de conteúdo em seus sites. Além disso, ainda nos casos de contatos feitos por empreendedores que buscam ingressar no marketing digital, poucos têm como prioridade o investimento na geração de conteúdo como estratégia de marketing para seus negócios.
Atenção leitor! Quero agora aproveitar para provoca-lo a exercitar o seu lado empreendedor. Encare o cenário descrito no parágrafo acima como uma oportunidade dentro do seu plano de negócio. Veja o potencial a ser explorado. Perceba que você está diante da oportunidade de superar os seus concorrentes. Faça uso desta estratégia poderosa, que esta sendo usada por poucos.
Profissionais competindo

 

O Marketing de Conteúdo. Conceito e prática.

O Marketing de conteúdo tem como foco a elaboração de conteúdo relevante visando atrair, envolver e gerar uma imagem positiva da marca perante as pessoas de modo que um visitante inicial seja convertido em cliente. Esta conversão ocorre de forma menos intrusiva, através do marketing de conteúdo. Isso ocorre pois o visitante é atraído pela relevância do conteúdo disponibilizado por você. Por ter sido auxiliado com informações importantes no momento em que ele procurava exatamente por aquele assunto o seu potencial cliente terá uma imagem positiva da sua marca.
Imagine que uma pessoa esteja em busca de informações sobre determinado problema. Após efetuar buscas online esta pessoa chegou até o seu site, sendo atendido integralmente. Todas as informações foram encontradas de forma clara e objetiva, satisfazendo o interesse do visitante. Portanto ele certamente terá uma impressão positiva sobre o seu site. Agora vamos avançar um pouco mais no exemplo. Quantas vezes, ao procurar alguma informação na internet salvamos o site em nosso favoritos ou copiamos e mandamos o link para um parente ou amigo com o objetivo de compartilhar algo precioso? A medida que isso ocorre seu site vai tendo maior alcance. Mais pessoas irão visita-lo e o número de retorno de usuários também tende a aumentar.
Conseguindo alcançar este patamar as chances de que seu site torne-se referência em determinado assunto aumentam. Aumenta também a probabilidade de que o seu site apareça na primeira página da busca do Google. Vale destacar que até agora não falamos em patrocinar palavras chave, através de campanhas de Adwords. Perceba que é possível ampliar a relevância do seu site para o Google de forma orgânica, ou seja, trabalhando intensamente o marketing de conteúdo.

É um trabalho intenso, com resultados a médio prazo.

Estratégias baseadas em marketing de conteúdo apresentam resultados depois de algum tempo, diria meses. Você precisará definir uma linha editorial que esteja diretamente relacionada com os seus objetivos estratégicos. Será preciso definir ainda a persona para a qual você irá focar a sua comunicação. Com base na persona você irá definir o formato mais adequado de conteúdo (texto, vídeos, podcasts etc) e a linguagem. Após cumprir com estas etapas você precisará investir um tempo considerável para produzir um volume de material significante.
Lembre-se que você não está sozinho. Além da sua empresa, provavelmente existirão outras gerando conteúdo sobre o mesmo assunto e, portanto, estarão concorrendo para atrair a atenção do seu público alvo.

 

Maior potencial de conversão e fidelização de clientes.

Podemos concluir que estratégias baseadas em marketing de conteúdo têm maior potencial de conversão de visitas em vendas, além de fidelização de clientes, principalmente se levarmos em conta o seu caráter colaborativo. A sua empresa irá conquistar a empatia do seu público alvo oferecendo conteúdo em troca. Os usuários tendem a visitar o seu site mais vezes. A medida que seus anseios são atendidos eles estarão mais suscetíveis a consumir um produto ou serviço ao receber uma promoção ou cupom de desconto, por exemplo.
Aqueles que já são clientes tendem a manter um relacionamento com a marca, a medida que estiverem sendo plenamente atendidos.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a importância do marketing de conteúdo como estratégia para gerar mais vendas, mãos a obra!
Lembre-se: Sempre que necessitar de um aconselhamento em relação a marketing digital você poderá contar conosco. Abraço e até a próxima.