Já dizia o papa do marketing, Philip Kotler, que o maior custo do marketing é conquistar um cliente. Portanto, uma vez conquistado, devemos lutar para mantê-lo. Podemos aplicar esse mandamento na internet e dizer o mesmo sobre o lead.

Mesmo que ainda não seja um cliente efetivo, o lead é um contato que foi conquistado. O processo de captação de leads geralmente depende de uma boa estrutura digital. Pode ser usada uma landing page, uma isca digital ou simplesmente um convite para receber e-mails da empresa ou posts do blog. Com essas ou outras formas, esteja certo de que você já ganhou um seguidor. Mas, e agora, o que fazer com ele?

A importância de estabelecer um relacionamento com o lead

Quando um usuário vira lead, significa que ele quer se relacionar com a sua marca. Afinal, você não dá seu e-mail para alguém só tê-lo por ter. Você o concede porque espera receber contato. Portanto, o faça! Seguindo este mesmo raciocínio, podemos considerar um seguidor de mídia social como um lead? Claro que sim! Ele está te seguindo porque quer ver mais conteúdos seus. Portanto, dê a ele o que quer. É como um novo amigo conquistado. Se você não mantiver contato, a amizade vai ficando tão distante que se perde. E não é isso que queremos com nosso futuro cliente, certo?

Assim, devemos pensar no lead como um novo conhecido, que tem potencial de se tornar amigo. Agora, vamos considerar a confiança como o ápice do relacionamento da amizade. Transportando para seu lead, o ápice do seu relacionamento com ele é a compra ou contratação de um serviço. Mas a amizade verdadeira com toda a sua essência de confiança não surge da noite para o dia. Da mesma forma, gerar a confiança no seu lead também não é algo rápido nem fácil. Exige dedicação, muita conversa e não só falar, mas também saber ouvi-lo.

Dicas para o bom relacionamento com o lead

Vamos focar aqui nas dicas para um bom relacionamento com o lead por e-mail. Mas você também pode transportar estas dicas para outras formas de relacionamento, como por mídias sociais, por exemplo. Abaixo, conheça as principais etapas para um bom relacionamento com o lead.

  1. Seguindo a mesma analogia da amizade, ao se relacionar com o lead, você precisa se apresentar primeiramente. Mas, atenção, ele não deve sentir nenhum interesse de sua parte. Se isso acontecer, será muito mais difícil estabelecer a confiança.
  2. Depois de você falar um pouco de você, fale sobre o seu tema. Vamos dar um exemplo se você tem um salão de cabeleireiro. Envie e-mails sobre alguns serviços, como tintura e alisamento. Aos poucos, fale sobre temas relacionados, como shampoos. Depois, expanda para a área global de estética e fale sobre unhas e depilação.
  3. Depois de um tempo falando sobre você, é hora de ouvir. Afinal, ninguém gosta de amigos que façam monólogo. Peça a opinião valiosa do seu lead para uma pesquisa. Ou ainda peça para ele responder de qual tema gosta mais. A partir disso, passe a falar mais sobre o que ele gosta.
  4. Com uma linguagem leve e informal, apresente o seu produto ou serviço. Diga como ele se relaciona com os desejos revelados do seu lead. Você pode usar as informações valiosas que ele te deu na etapa acima, lembra? É hora de fazê-las realmente valer muito!

Todas estas etapas podem ser realizadas na automação de marketing. Esse sistema otimiza processos, diminui tempo e pessoal de venda e ajuda a transformar leads em clientes. Além disso, tem um excelente custo-benefício. Conheça mais a respeito dos benefícios da automação para um bom relacionamento com os seus leads!