Um bom planejamento de marketing irá te ajudar a ter foco, concentrando esforços naquilo que está mais alinhado com o que você tem de missão para o seu negócio.

O excesso de informações e influências externas podem fazer você desviar do seu planejamento

No livro “Startup Enxuta” de Eric Ries o autor usa uma frase que ilustra muito bem essa questão do excesso de informações e influências externas. “As startups não morrem de sede, elas morrem afogadas.”. Com o avanço da tecnologia, Inteligência artificial, robótica, utilização de novos aplicativos etc as possibilidades de negócios se expandem.

Quantas vezes você já se pegou navegando em uma rede social ou lendo notícias online quando se deparou com alguém que teve uma ideia bacana e que está tendo bons resultados com aquela ideia de negócio? E daí você pensou, poxa, daria pra eu oferecer esse serviço também. Quantas vezes você já pensou em adaptar a estrutura do seu negócio para aproveitar uma demanda percebida e que pode gerar novos negócios, trazendo novas receitas?

As influências externas e o excesso de informações podem mostrar para você alternativas atrativas em um primeiro momento. Mas lembre-se: Ninguém obtém sucesso de um dia para o outro, sem que tenha trabalhado muito para o resultado chegar. Portanto, trate de manter o foco na sua missão, no seu negócio. Mantenha ao seu alcance o planejamento de marketing para que ele sirva como um referencial do que está sendo feito e, principalmente, onde se deseja chegar.

Definir missão, visão e proposta de valor te ajudam a manter o planejamento

Quem estuda ou estudou os conceitos básicos de administração entende a importância da definição da missão e visão para a sua empresa. Sabendo a missão pela qual a empresa existe e tendo uma visão de futuro, onde seus proprietários pretendem chegar você terá um norte para tocar os negócios. Isso não significa que não haverá desvios de rota no percurso, pelo contrário.

Ao identificar oportunidades no mercado você perceberá que uma reavaliação poderá ser necessária para realinhar missão e valores. Mas se você nem sabe por qual razão sua empresa existe e nem sabe onde quer chegar você irá mudar de acordo com o vento. Se o vento mudar de direção corre o risco de você mudar junto.

A proposta de valor é um conceito mais recente. Segundo definição do Wikipedia “Proposta de Valor determina os produtos e serviços que uma empresa planeja vender ao seu público alvo”. Uma proposta de valor bem definida deixa claro como o seu produto resolve os problemas dos clientes.

Estas premissas servirão como base para você elaborar o planejamento de marketing do seu negócio. Mas falta ainda uma outra premissa muito importante, a Persona.

Você sabe quais as características, gosto e hábitos do seu cliente?

Como conversar, atrair a atenção e, posteriormente, conseguir vender o seu produto ou serviço para uma pessoa que você não conhece? Como saber a melhor abordagem, qual a melhor linguagem para abordá-la, onde encontrar essa pessoa? Para resolver boa parte desses problemas você precisará definir a Persona do seu negócio.

De forma bem resumida a persona é um cliente fictício. Você precisará descrever o máximo de informações possíveis dessa persona e deixar esses dados disponíveis para os responsáveis pelo marketing do seu negócio.

Sabendo os detalhes da pessoa que se pretende atingir, as ações de marketing tendem a ser mais assertivas. Quando você está impulsionando uma publicação no Facebook, por exemplo, será preciso segmentar a campanha. Em outras palavras, o Facebook vai disponibilizar uma série de filtros para você identificar quais pessoas deverão ser atingidas pela campanha. Você precisará informar se a campanha será direcionada para ambos os sexos, faixa etária, região geográfica, preferências etc. Se você já possui a descrição da persona você irá fazer as campanhas com maior eficiência e, possivelmente, terá melhores resultados.

Identifique suas forças e fraquezas e saiba quais são as ameaças e oportunidades existentes no mercado.

Você já ouviu falar do termos análise SWOT ou análise FOFA ? Trata-se de uma análise das Forças e Fraquezas do seu negócio e das Ameaças e Oportunidades do mercado onde o seu negócio está inserido.

Ao colocar a sua empresa no foco e fazer uma criteriosa análise interna e externa você terá condições de saber o que você tem de melhor e no que precisa melhorar. Além disso poderá mapear também possibilidades a serem exploradas no mercado e quais as possíveis ameaças existentes no ambiente de negócio e que podem gerar algum impacto para a sua empresa.

Com uma Análise SWOT bem feita você terá importantes subsídios para construir o seu planejamento de marketing.

Elabore um Planejamento de Marketing baseado nas premissas estratégicas

Com todas as premissas mencionadas acima você terá condições de fazer um planejamento de marketing coerente com o seu negócio. Um planejamento com foco, gastando o tempo e recursos necessários para você conseguir ter um resultado que seja justo para o seu investimento. Se você tem feito várias ações de marketing e não tem percebido resultado, reveja as suas premissas.

Vejo muita gente criando contas em várias mídias sociais e não tendo tempo de manter todas elas. Criam conteúdo esporadicamente, não conseguindo manter uma constância. Para a maioria das mídias sociais isso impacta diretamente o alcance das publicações, pois elas serão visualizadas por poucas pessoas.

É comum ouvir pessoas dizendo que já contratam plataformas para aumentar curtidas, ou softwares para fazer e-mail marketing, ou até mesmo decidiram fazer um site por conta própria, mas que não viram resultado. Quando ouço comentários desse tipo costumo perguntar: “Mas com base em que você achou que esta era a melhor opção?”

Tem muita gente fazendo ações de marketing por impulso, porque ouviu falar, porque deu certo para alguém, ou porque era de graça, mas poucos fazem as ações com base em critérios previamente definidos. Antes de gastar dinheiro e tempo partindo para a ação de marketing faça um planejamento.

Sem um planejamento de marketing o seu negócio pode quebrar.

O Planejamento de marketing servirá como uma ferramenta para você ter ações de marketing alinhadas com as premissas do seu negócio. Sem um planejamento você estará executando ações de marketing aleatórias, não necessariamente alinhadas com a sua missão, visão, persona etc. Você pode ser bem sucedido, é claro, mas vai depender mais da sorte do que de preparação, trabalho e conhecimento do assunto.

É cada dia mais difícil tornar o seu negócio reconhecido por cada vez mais gente. Muita gente tem feito muitas ações. O Marketing hoje é mais democrático, mais acessível a empresas de todos os níveis. Se você não fizer um trabalho bem feito corre um enorme risco de gastar tempo e dinheiro e não gerar os resultados esperados. Você pode até quebrar, pois a concorrência é grande, dinâmica e muito agressiva.