Muitas pessoas têm dúvidas sobre ter um time interno ou contratar uma agência de marketing digital para cuidar das suas campanhas e do planejamento de marketing. Existe também aquelas que nem sequer investem em marketing digital.

Neste artigo vamos demonstrar por que é importante investir em marketing digital, o que faz uma agência de marketing, quais os seus principais serviços e como trabalha um freelancer. Por fim, explicaremos em detalhes quais fatores você deve considerar na hora de contratar uma agência.

Boa leitura!

Investimento em Marketing Digital deve ser um item obrigatório no seu orçamento

Primeiramente é fundamental deixar claro que investir em marketing digital não é um diferencial. É um item obrigatório, básico para toda e qualquer empresa. Se você não acredita nisso faça um teste agora. Acesse o Google e veja se os seus concorrentes estão online. Certamente você encontrará um ou dois concorrentes, seja com um site próprio ou uma página em uma rede social como Facebook, Instagram ou Youtube.

Os recursos investidos em Marketing Digital devem ser entendidos como tal e não como um custo, dinheiro jogado fora. Quando o trabalho é bem feito você conseguirá ter retorno dos recursos investidos em marketing. Você poderá atingir os objetivos estabelecidos, seja ele o aumento de visibilidade da marca, a geração de leads, o aumento das vendas etc.

Por que investir em Marketing Digital

Se você ainda não se convenceu sobre quão importante é para a sustentabilidade do seu negócio o investimento no Marketing Digital trazemos alguns motivos extras.

Se você já está convencido sobre a necessidade deste investimento, pode ir direto para o próximo tópico: O que Faz uma Agência de Marketing Digital.

Posicionamento

Você não quer que a sua marca seja percebida como uma marca ultrapassada, defasada, desconectada da realidade, correto?

Ao lembrar da sua marca seus clientes devem guardar uma impressão positiva quanto a ser acessível, engajada, moderna, flexível, ágil e, principalmente, oferecer uma boa experiência ao consumidor. Você dificilmente conseguirá oferecer tudo isso estando off-line.

De acordo com pesquisa da Social Miner 75,7% dos respondentes pesquisam valores e ofertas pela internet antes de realizar uma compra. Em pesquisa realizada pela Hootsuite com a We are Social, o brasileiro fica em média 9 horas e 29 minutos na internet, por dia. Somos o 2º país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. Veja que os seus clientes estão cada vez mais online. Para lhes oferecer uma experiência de consumo no mínimo aceitável, é cada vez mais necessário estar online.

Ou seja, se você ainda não investe em marketing digital está na hora de rever os seus conceitos e começar a investir.

Falta de planejamento

Quantas vezes você já conseguiu colocar em prática uma campanha estruturada para datas de grande movimento como Dia das Mães, Black Friday ou Natal? Ou se você trabalha com prestação de serviços já deve ter tido a ideia de uma nova ação, já com uma campanha no ar, certo? Isso é mais comum do que você imagina.

Graças a falta de planejamento muitos clientes perdem grandes oportunidades. Campanhas e ações em datas comemorativas, por exemplo, podem e devem ser planejadas com antecedência. Afinal de contas, elas ocorrem todo ano, as datas já são previstas, você já conhece o seu público. Quanto melhor o seu planejamento, maiores as chances de sucesso das suas campanhas de marketing.

Além disso, saiba que a continuidade do trabalho no ambiente digital é fator extremamente importante para o sucesso. Principalmente se você não quer ter que investir sempre em anúncios pagos. Um trabalho bem planejado, com foco em resultados de médio e longo prazo pode gerar um melhor retorno sobre o valor investido.

Falta de tempo

Quantas horas do seu dia você está disposto a investir em Marketing Digital? Começando pelo planejamento das ações, pesquisando palavras-chave, analisando os concorrentes, utilizando ferramentas de mensuração, analisando métricas etc. Após fundamentar todo o planejamento será preciso partir para ação.

Desenvolver as campanhas, pensar na geração dos conteúdos, criar os conteúdos, publica-los em diferentes mídias. Após a execução de todo o trabalho é hora de monitorar os resultados obtidos. Vamos checar as métricas e avaliar se os números pretendidos foram alcançados. Por fim, será preciso fazer ajustes e melhorias nas campanhas, caso os números não sejam satisfatórios. É praticamente um trabalho permanente.

Você está pronto para fazer tudo isso? Ou melhor, você tem horas do seu dia disponíveis para fazer todo este trabalho?

Falta de foco

Enquanto você está envolvido em ações de marketing quem está gerindo o seu negócio? Quem está acompanhando o nível de qualidade do produto ou serviço, se os resultados das vendas estão evoluindo e checando o nível de satisfação dos clientes? Ou seja, se você não conseguir focar na gestão da sua empresa, quem irá cuidar desta parte vital?

Veja que é fundamental delegar a gestão do marketing. Desta forma, você irá manter o foco na atividade fim da empresa e a agência de marketing irá garantir o foco nas ações de marketing.

Maior competitividade da Marca

Há uma competição crescente no mercado, onde várias empresas lutam para conseguir clientes e ter um nome cada vez mais conhecido. E não são poucas empresas. Sua marca precisa ser vista em meio a um mar de várias outras.

E quem vai monitorar essa competição? Quem vai ver o que está em alta, o que funciona e não funciona nas ações de marketing? É preciso se manter a par todo dia para ter uma chance de se destacar.

Fazer isso em seu lugar é uma das tarefas de uma agência de marketing digital. Além de monitorar métricas importantes e o desempenho de cada ação dentro do planejamento, ela também ficará de olho na concorrência, implementando ações relevantes de acordo com ela.

A agência irá criar a vantagem competitiva através de dados sólidos, muitas vezes com softwares especializados. É algo que você não conseguirá sozinho, ou apenas vendo os sites e redes sociais da sua competição. Pense nisso!

O Que Faz uma Agência de Marketing Digital

Saber o que faz uma agência de marketing digital é extremamente importante para que você cobre pelos serviços contratados. Pois assim não há expectativas a mais ou a menos com relação ao contrato com uma agência. Mas não se preocupe se você ainda não sabe. Vamos explicar brevemente para você entender.

Uma agência de marketing digital é uma prestadora de serviços B2B (business to business, ou seja, de empresa para empresa). Os serviços são desempenhados para que a empresa contratante tenha êxito no ambiente digital. Este êxito se dá de diferentes formas, dependendo do seu objetivo de negócio.

Um destes objetivos é a presença digital para que a sua empresa seja encontrada pelo seu público online. Outro alvo pode ser a divulgação de uma campanha digital. Algumas empresas também focam suas ações em vendas diretas. Há ainda outras que querem mais relacionamento e interação.

Em todos os casos, são objetivos de marketing que devem ser desempenhados de forma estratégica. A empresa tem inicialmente uma reunião com a agência. São as reuniões de briefing, onde essa busca entender detalhes sobre o produto ou serviço, suas necessidades, características do mercado em que atua, perfil do consumidor, objetivos da empresa com o serviço contratado etc. Então, a agência terá dados para desenhar uma estratégia para alcançar o objetivo pretendido.

A Importância do Briefing

É comum, devido a ansiedade por resultados imediatos, encontrar empresas que desejam encurtar ao máximo as reuniões de briefing procurando já passar a bola para a agência de marketing “começar os trabalhos”. Porém, as reuniões iniciais são fundamentais para o atingimento do resultado esperado. É preciso ter um exato entendimento das necessidades do contratante, do cenário atual, do perfil dos clientes de nossos clientes, uma estimativa de resultados a serem alcançados e em quanto tempo, entre outros fatores.

Veja que muita coisa precisa ser alinhada nas reuniões iniciais para que a agência de marketing consiga atingir os resultados pretendidos pela empresa contratante

Principais Serviços

Cada ação tomada pela agência deve estar em sintonia com os objetivos de marketing geral da empresa. Para contextualizar os objetivos, listamos abaixo algumas áreas de atuação das agências:

Um serviço importante e muito procurado: afinal, um site é como uma empresa se apresenta para o mundo. Ao contrário das redes sociais, todas as informações ficam sempre à mão, gerando interesse e uma imagem de confiança na marca. Se for bem feito, é claro.

É o local onde você decidirá como quer apresentar seus produtos e serviços, onde pode divulgar e eternizar a satisfação de seus clientes, e onde pode mostrar trabalhos realizados, além de acrescentar diversas formas pelas quais podem te contatar.

Por ser algo tão importante e que pode ser personalizado totalmente de acordo com suas necessidades, o recomendado é contratar profissionais de confiança para fazê-lo: um trabalho que agências de marketing prontamente oferecem.

E se você pudesse economizar tempo e focar em mais ações produtivas para sua empresa? A Automação de Marketing vem respondendo a esse problema, automatizando serviços para que se possa ganhar escala no negócio.

Com automações em massa, possíveis através de certos softwares, é possível personalizar cada mensagem para cada cliente em um momento específico do funil de vendas.

Com automação, é possível segmentar sua base de contatos, atualizar campos personalizados, enviar campanhas de acordo com o interesse dos contatos, e alimentar a planilha do time de vendas. O custo-benefício vêm de resultados concretos e diretos. Deixar isso na mão de uma agência enquanto você foca na sua empresa não parece uma má ideia, parece?

  • Gestão de mídias sociais

A última febre do momento vem de mídias sociais. Para uma empresa ser vista, ela tem a impressão de que precisa estar lá; às vezes, não correta, pois pode ser encontrada pelo Google e necessitar de outro serviço. Contudo, precisando ou não, é o meio de interação mais direto com os clientes; é onde muitas empresas tem investido pesadamente, com posts, anúncios e engajamento.

O problema é esse: para ser visto, é preciso estar lá constantemente. Ser o dono de uma empresa e ter uma equipe pequena normalmente não permite uma quantidade ideal de posts por semana, stories, e respostas aos clientes. Muito menos a busca por otimização das estratégias dessas mídias, indo de hashtags a quanto investir em anúncios.

Uma empresa de marketing cuidará de todos esses tópicos, discutindo a estratégia com você e buscando somente sua aprovação antes de realizar as ações.

Existem duas formas de ser encontrado pelo Google. A primeira, são anúncios. A segunda, é organicamente, não pagando nada para a plataforma. Como? Isso se atinge através de técnicas especializadas.

Alguns exemplos são conteúdo relevante e otimizado em sites, indo de links e imagens com os nomes corretos, a palavras-chave sendo usadas em locais importantes. Um blog de conteúdo também se torna essencial para ser bem ranqueado no Google. Então vem o pensamento: como arranjar tempo para fazer isso?

Em todos esses aspectos, uma agência de marketing digital poderá te prover esse serviço, se tornando responsável pelo ranqueamento orgânico do seu site.

Se não há tempo para gastar em SEO, que é um processo longo e demorado, há a possibilidade de anunciar no Google e em diversos sites. Também há empresas de serviços que dependem de anúncios, e o telefone só toca se o site aparecer através da pesquisa do Google para outros.

Por um preço, você pode estipular o quanto o anúncio atingirá as pessoas e sua segmentação. Certas palavras-chave custam mais caro, e apesar de não haver um valor certo ou mínimo para investir, é algo que empresas gastam um dinheiro considerável para estarem sempre nos olhos do público.

Isso exige cuidado e precisão para saber onde seu dinheiro vai, e quais serão os benefícios de gastar x quantia por x tempo em x palavras. Para isso, é preciso de profissionais capacitados que entendem do que fazem.

Quais Fatores Considerar ao Contratar uma Agência de Marketing Digital

    1. Atendimento ao Cliente
    2. Avalie o seu Orçamento
    3. Experiência dos Profissionais
    4. Estrutura da Agência
    5. Portfólio
    6. Especialidade em Determinado Nicho
    7. Cases de Sucesso
    8. Compromisso
    9. Estabeleça um Contrato de Prestação de Serviço

Para aumentar as chances de sucesso na hora de contratar uma agência de marketing digital considere alguns fatores importantes. Tomando este cuidado você estará mais preparado para identificar uma agência de qualidade. Ou seja, aquela que reúne as melhores características para o que você procura.

Atendimento ao Cliente

Identifique desde o início do relacionamento se o atendimento é pontual, se há demora em retornar uma comunicação. Veja também se as demandas solicitadas são atendidas dentro do tempo e com a qualidade esperada. Tudo isso pode ser feito nas primeiras conversas, ainda na fase de negociação. Se na fase de negociação o atendimento já não for o esperado a tendência é que ao fechar o contrato as coisas não se tornem melhores.

Além disso, avalie com a agência qual o tipo de atendimento que será oferecido durante a prestação do serviço e com qual frequência. Devido ao dinamismo do mercado, é fundamental que a sua agência acompanhe de perto os resultados alcançados e reporte periodicamente quais as ações estão sendo desenvolvidas e quais os resultados obtidos.

Por fim, é muito importante que a agência de marketing esteja aberta para dar e receber feedback constante do seu cliente. Quanto maior a troca, em um espaço de tempo adequado, maior a capacidade de adequar as ações às necessidades daquele que contrata o serviço de uma agência.

Avalie o seu Orçamento

Quanto você está disposto e pode investir para contratar uma agência de marketing? Tenha uma noção exata do quanto há de espaço no seu orçamento para pagar pelos serviços prestados.

Lembre-se que o investimento será de médio ou longo prazo. O marketing não trará resultado no dia seguinte. Portanto, tenha um orçamento bem definido, que seja o suficiente para manter a continuidade do trabalho contratado.

Certamente você está preocupado com o preço, é claro. Mas é importante que você também avalie o valor do marketing para a sua empresa. Se você entende que o marketing irá gerar maior visibilidade, maior potencial de prospecção, mais chances de vendas, maiores taxas de retenção de cliente etc.

Lembre-se de que uma estratégia bem elaborada converte e fideliza clientes, gera maior retorno sobre investimento (ROI) e aumenta a competitividade da marca no mercado.

Com isso em mente, dê prioridade aquelas agências que farão o melhor uso da verba investida em marketing.

Experiência dos Profissionais

Pesquise e pergunte pela experiência dos profissionais que atuam na agência. Hoje em dia há muitas pessoas se dizendo especialistas em vários assuntos. Também na fase de negociação você pode ir direto ao ponto questionando quão experientes são os profissionais.

Lidar com profissionais experientes poderá te livrar de muitas dores de cabeça ao longo da parceria.

Estrutura da Agência

Saber que a agência está baseada em um espaço físico com profissionais atuando neste escritório (ainda que o mesmo seja compartilhado) é um ponto a favor para a sua análise, afinal de contas é uma demonstração de que do outro lado há uma empresa que você pode encontrar quando necessitar. Não é garantia de que todos os riscos estão sanados, mas é um conforto de que é possível encontrar os profissionais em um determinado endereço.

Portfólio

Quando você quer saber mais sobre a experiência e qualidade do trabalho dos profissionais envolvidos, é uma opção pedir um portfólio da agência. E o que é isso? Seriam alguns trabalhos já realizados por eles, dando prova de que são capazes de cumprir com as tarefas que prometeram dentro de uma qualidade esperada. Na verdade, é uma das primeiras coisas que agências de confiança fazem questão de mostrar, para exibir seus trabalhos.

Afinal, assim, aumentam a chance de captarem o cliente. Se não houver portfólio, desconfie da qualidade do serviço dessa agência: ele é uma garantia de que conseguirão entregar o que você deseja.

Suponhamos que uma empresa irá contratar um designer. Exigirão ver o portfólio, além do currículo, antes de qualquer entrevista, para saber se a pessoa de fato tem experiência e irá agregar a quem o contrata da melhor maneira possível. Com uma agência e um possível cliente, não é diferente.

Cases de Sucesso

Uma grande maneira da agência mostrar a qualidade do seu serviço é através de cases de sucesso. Ou seja: resultados obtidos a partir de determinado cliente, atingidos com produtos e serviços da agência.

Quando ela mostra que tirou o cliente de uma situação que precisava de melhoria e aumentou o número de vendas através de uma estratégia criada por ela, a agência demonstra sua capacidade em entregar resultados tangíveis. Ela explicará como foi o processo e o que teve que fazer, lhe dando mais noção do caminho que poderá traçar com você.

Especialidade em Nichos de Mercado

Identifique se a agência procurada tem alguma especialidade, ou seja: um número grande e experiência com clientes de um único segmento. Ela pode até mesmo ser especializada em um segmento específico.

Talvez não seja viável dependendo do seu segmento e da sua localização, mas uma agência que trabalha especificamente há anos com o que você quer gera muito mais confiança para o seu projeto, do que uma agência que trabalha para várias empresas dos mais diversos assuntos. Por exemplo, uma agência que tem várias contas de concessionárias de carro seria ideal para um empreendedor que procura melhorar sua estratégia de marketing nesse segmento.

Compromisso

Quando você fecha negócio com uma agência, ela irá trabalhar muito para retribuir a confiança. Pois uma agência é uma empresa com gastos físicos, funcionários e muitas contas a pagar. Assim, ela precisa satisfazer o cliente para continuar em progresso. A sua sustentabilidade está diretamente relacionada com a sua reputação no mercado.

Aliás, o progresso costuma estar no escopo de marketing de uma agência. Com visões bem estruturadas, como qualquer empresa, uma agência de marketing tem em si o marketing enraizado. Assim, o progresso e desenvolvimento profissional dos seus projetos costumam ser prioridades. O compromisso com o resultado está no centro das atenções.

Portanto, um benefício claro das agências é com a qualidade e com os resultados do cliente.

Estabeleça um Contrato de Prestação de Serviço

A urgência por resultados imediatos muitas vezes te cega em relação aos riscos envolvidos nos negócios. Quer uma prova disso? Você já ouviu casos de pessoas que contrataram um determinado serviço e o contratante não entregou o trabalho esperado? Há ainda casos mais graves, de contratantes que simplesmente sumiram, deixando o serviço inacabado.

Antes de fechar negócio peça uma minuta do contrato de prestação de serviço. Se a Agência enrolar, questionar sobre a necessidade do contrato ou demonstrar qualquer sinal de resistência ou desconforto sobre este assunto desconfie.

Desconfie também se você perceber que recebeu um documento muito genérico, ou que tem toda a cara de ter sido uma cópia retirada da internet.

Assinar um contrato com o contratante é mais um fator de mitigação de risco. Ou seja, não irá eliminar por completo o risco envolvido na relação de prestação de serviço, mas servirá como uma ferramenta para você buscar os seus direitos, em uma eventualidade.

Além disso, ao estabelecer um vínculo contratual a agência estará reforçando o seu compromisso com o cliente.

Contratar um Freelancer ou uma Agência de Marketing?

Decidir entre contratar freelancer ou agência é um passo importante para a empresa ter serviços profissionais de marketing digital. Pois sabe-se que ambos têm a capacidade desta realização. Mas a forma de atuação é bem diferente.

Uma das diferenças é em relação aos serviços oferecidos. Freelancers de marketing digital geralmente são especialistas em uma determinada área. Eventualmente, até oferecem serviços relacionados para complementação do trabalho. Mas sem ser sua real área de atuação e especialidade, pode não ser desenvolvido da melhor maneira, o que pode acabar comprometendo o resultado final do serviço oferecido.

Já agências de marketing digital têm ao seu dispor uma equipe com profissionais especializados nos mais diversos segmentos de serviços. A empresa pode, assim, oferecer soluções para diferentes áreas do marketing. A agência poderá acionar um designer, um jornalista, um especialista em SEO, dependendo da necessidade levantada.

Quanto à garantia do trabalho contratado, as agências destacam no quesito responsabilidade. Existem muitos freelancers pontuais e responsáveis também. Mas as agências zelam com mais afinco pelo bom nome da empresa e pela manutenção da sua unidade física. Adicionalmente, por contar com uma equipe de profissionais a agência tem capacidade de assumir maiores responsabilidades, se comparado aos freelancers.

O atendimento também costuma ser fator de diferenciação. Observa-se muito que os freelancers trabalham sozinhos. E, assim, precisam se desdobrar para cobrir diferentes áreas de uma agência. Enquanto essa tem um profissional de atendimento disponível para tirar as dúvidas dos clientes.

É uma grande vantagem para se você quiser futuramente trocar de agência ou cuidar do marketing digital sozinho. E por falar nisso, se atualmente você cuida do marketing por conta própria, temos algo a dizer sobre isso no próximo tópico.

Hora de Fechar Negócio

Agora que você já sabe porque é importante investir em marketing, o que faz uma agência de marketing digital e tem clareza sobre as diferenças entre o trabalho de uma agência e de um freelancer, já pode fazer sua contratação.

Esperamos que a faça com responsabilidade e colocando sua empresa sempre em primeiro lugar. Pois o seu negócio merece a estratégia mais adequada e o melhor resultado.

Conheça os nossos serviços e saiba o que temos a oferecer!