Veja vantagens e desvantagens ao utilizar o whatsapp para vendas!

O WhatsApp Messenger é um aplicativo que ganhou espaço não só no cotidiano das pessoas, mas como também ganhou lugar no relacionamento entre as empresas e seus clientes, se tornando um mediador que facilita a comunicação. Porém, essa plataforma que à primeira vista é facilitadora, pode acabar sendo um problema quando o assunto é gerenciar e consolidar relacionamento com os potenciais e atuais clientes.

 

Por que o WhatsApp é uma vantagem?

Hoje em dia, diversos serviços estão disponíveis para serem adquiridos ou contratados pelo WhatsApp. Desde um simples pedido de lanche à uma marcação de consulta médica ou exame podem ser feitas pelo aplicativo de mensagens. 

Por ser acessível e prático, o WhatsApp é um bom meio pela qual um time de vendas pode estar sempre à disposição de seus clientes. Orçamentos, dúvidas e até mesmo acertos finais para compra de um produto ou fechamento de contrato podem ser feitos pelo aplicativo.

A equipe de vendas, provida desse serviço, consegue tratar o cliente de forma individualizada e com toda a atenção necessária que o momento exige. Se mantendo online e respondendo rapidamente às perguntas, o cliente terá maior interesse no serviço oferecido pela empresa.

Devido a sua praticidade, o aplicativo de mensagens é o meio que os clientes preferem para contactar o negócio e desenvolver a compra ou contratação de serviço. A linguagem mais próxima do cotidiano que o WhatsApp proporciona, estreita ainda mais a relação entre o cliente e a empresa.

 

Onde está o problema?

Imagine uma equipe composta por 15 vendedores, onde cada um possui um smartphone pelo qual realiza os atendimentos aos clientes via WhatsApp. Diariamente, cada vendedor possui um alto número de fluxo de mensagens, e dentro dessas mensagens há clientes que gostaram do serviço e irão contratar, outros que se interessaram mas ainda estão incertos quanto a contratação, outros que estão nos acertos finais e se comunicando para tirar as últimas dúvidas, e ainda alguns que não irão contratar o serviço, e muitas das vezes os nomes dos clientes não estão salvos. 

A pergunta é: como gerenciar todas as informações dos clientes? Onde guardar e consolidar todos os dados para haver uma consulta e até criação de estratégias? De que maneira o gestor terá acesso aos dados da equipe?

 

Necessidade do gerenciamento

Todas as informações possíveis sobre clientes finais e em potencial precisam ser agrupadas em um lugar onde sempre que for necessário possam ser acessadas para consultas, pesquisas, mensurações e definições de estratégias de marketing.

É em meio a esse grande número e alto fluxo de clientes que o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) entra para ajudar e criar um ambiente onde todas as informações a respeito dos clientes estejam agrupadas, organizadas e dispostas de uma maneira acessível, pois possibilita acesso aos dados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo .

Além de ser uma ferramenta de gestão, o CRM auxilia de forma eficaz nas vendas. Com a sua base de clientes registrada, atualizada, e informações específicas, como o endereço, o CRM consegue ajudar a equipe a conhecer e entender a necessidade do cliente. 

Tendo registrado, por exemplo, a data de nascimento do comprador, é possível e interessante o envio de mensagem ou e-mail com felicitações, o que gerará no cliente um senso de cuidado e apreço pela empresa. Ou se um cliente afirmou que retornaria o contato em uma semana, como saber quem é esse cliente e os serviços por ele requeridos sem fazer um registro?

 

Como funciona o CRM?

Resumidamente, no CRM a empresa cadastra seus clientes, de forma manual ou exportando de uma lista criada em um arquivo, e registrando informações particulares do cliente segundo anotações. O sistema estrutura os dados e os expõe, ajudando a acompanhar o comportamento do cliente. 

O CRM influencia nas estratégias de marketing, vendas e diversos setores da empresa, já que a relação com o cliente norteia o andamento de tudo.

 

Considerações importantes

 

  • Relacionamento

A empresa não pode concentrar seus esforços em apenas vender, mas também em manter um relacionamento com o cliente e também se manter sempre disponível ao comprador em potencial. O cuidado no pré, durante e pós venda é essencial, pois produz satisfação, boa recordação no imaginário e muita das vezes a fidelização do cliente. O CRM melhora a relação entre a empresa e os consumidores.

 

  • Gerenciamento de dados

Com todas as informações e dados reunidos em um só lugar e dispostas de maneira acessível e rápida, fica mais fácil identificar e conhecer um pouco mais sobre quem são seus clientes, seus perfis, preferências, onde mora, quantas vezes efetuou compra com a empresa, se a compra foi satisfatória ou não, e outros pontos importantes quando o assunto é captar e fidelizar clientes. A equipe de vendas não pode perder tempo procurando informações importantes.

 

  • Vendas

O CRM também é considerado uma máquina de vendas, pois ele facilita o dia a dia, identifica tarefas pendentes e auxilia principalmente em vendas maiores, que duram semanas ou meses. Com ele “tomando conta” de todos os seus clientes, o gestor e a equipe consegue mensurar a eficiência das vendas, traçar objetivos e estratégias para alavancar as vendas e aprimorar técnicas e procedimentos.

Conclusão

O trabalho conjunto entre o WhatsApp e o CRM é vital para que o seu time de vendas alcance um bom resultado. Porém, ele só é possível se houver um condicionamento no preenchimento de dados no sistema. À medida que o vendedor conhece mais o cliente e consegue informações relevantes, é preciso o registro de todos esses dados para um acompanhamento e futuras consultas. 

O CRM agiliza a organização e reunião desses dados e otimiza o tempo, que anteriormente seria gasto em agregar e ainda organizar as informações, sem levar em conta o tempo que também seria gasto na hora de acessar os dados. Com isso, o gestor e a equipe conseguem alinhar as ações de forma mais eficiente e há um aumento na produtividade e captação e permanência dos clientes.