Como um bom empreendedor (independente do segmento) você sabe que hoje em dia é vital estar online. Ou seja, é preciso estar presente na internet. É fundamental para a sobrevivência do seu negócio fornecer um meio para os clientes em potencial encontrarem a sua empresa e aprenderem sobre o que você oferece. Inclusive já falamos aqui que o site da sua empresa pode ser uma ferramente importante na prospecção de clientes. Mas se você está começando do nada, talvez esteja se perguntando: “É possível criar um site gratuitamente para o meu negócio?”

Talvez você não tenha muita habilidade em construir sites. E talvez você não tenha muito dinheiro para gastar para que alguém o crie para você também.

Então o que você pode fazer?

Sim, você pode criar um site gratuitamente

De forma simples objetiva podemos dizer que a resposta é sim. Você pode criar um site para sua empresa gratuitamente.

Há vários serviços de construtor de sites que permitem criar um site básico gratuitamente. Existem opções mais simples e outras bastante robustas, em nível avançado. No entanto, na maioria dos casos, haverá algumas limitações em termos de opções de design e outras restrições. Conhece aquele ditado que diz que “não existe almoço grátis”?

Por exemplo, uma opção popular envolve a criação de um site sem custo inicial. O problema é que você só pode desfrutar deste site gratuito por um tempo limitado. Então você terá que se inscrever para um plano pago, uma vez que o período de teste expirar.

Moral da história, você pode procurar uma solução gratuita de criação de site. Na grande maioria dos casos você encontrará termos onde você poderá criar um site que permanece livre por um período não especificado. No entanto, você quase certamente obterá alguns recursos básicos quando escolher a opção gratuita.

Um site gratuito vai atender as suas necessidades?

Digamos que você planeje montar um e-commerce para vender alguns produtos. Você quer ser capaz de oferecer aos clientes a chance de navegar pela sua gama de produtos. E você gostaria que eles pudessem fazer pedidos no seu site. Além disso, você deseja oferecer diferentes opções de pagamentos online e ainda dividir o pagamento. Ah, é claro que uma integração com um meio de transporte também será muito bem vinda, não é mesmo?

Mas vamos combinar que você para ter tudo isso disponível em seu e-commerce será preciso ter um conhecimento além do básico, certo? Será difícil inserir todas estas funcionalidades em seu site gratuitamente, sem a participação de alguém que tenha um conhecimento no mínimo intermediário.

A maioria dos sites gratuitos será restrita a um máximo de cinco páginas. Além disso, em determinado momento você irá descobrir que não é possível usar um nome de domínio personalizado. Então você pode considerar outra opção, concordar em ter anúncios dentro do seu site. Em troca, você recebe um domínio personalizado “gratuitamente”. Que tal?

Perceba que você pode sim ter um site para o seu negócio gratuitamente. Tudo o que você precisa gastar é o tempo que leva para criá-lo. No entanto, você terminará com um site muito básico.

Um site básico para a sua empresa. Era isso que você esperava?

Antes de seguir adiante com um site básico, contendo aquilo que foi possível fazer com uma versão grátis, considere o seguinte: ter apenas um site simples que você adquiriu gratuitamente pode enviar a mensagem errada sobre sua empresa.

Muitos clientes terão no site institucional a primeira impressão do seu negócio. Neste momento eles irão criar as suas impressões sobre o seu serviço ou produto. Se a impressão não for a que ele esperava ele sai em segundos e encontra outras inúmeras opções online. Em poucos cliques.

Ao final de todo o esforço para botar o seu e-commerce, ou até mesmo o site institucional no ar você terá o resultado que foi possível ser alcançado. Você certamente não terá aquilo que você realmente desejava. Esta é a realidade quando você parte para um projeto onde o orçamento é um limitador. Ou seja, é claro que é possível criar um site gratuito. Mas é importante que você tenha em mente que você irá gastar um tempo considerável para alcançar um resultado aquém do que você esperava.

Existe uma solução mais robusta para criar sites gratuitamente. Ela chama-se WordPress!

O WordPress nasceu como um CMS (Content Management System) voltado para a publicação de blogs. Com o tempo ele foi se desenvolvendo e hoje há milhões de sites desenvolvidos tendo como base o WordPress. Grandes corporações usam este plataforma.

Ele certamente permitirá que você faça um site por conta própria, gratuitamente. Este é apenas um dos muitos motivos que fazem com que ele seja tão popular. O WordPress é gratuito, tem código aberto e possui uma comunidade extremamente ativa, o que significa que é possível achar muitos tutoriais online. Além disso, tudo o que você precisa para colocar seu site em funcionamento é um nome de domínio e uma solução de hospedagem confiável na web.

No entanto, como na vida nem tudo são flores, você precisará de algumas habilidades básicas de web design para obter o melhor do site WordPress. Além disso, seu site terá melhor desempenho se você aproveitar algumas das ferramentas e recursos integrados oferecidos pelo WordPress. Será preciso ter familiaridade com o funcionamento do seu painel de controle, de como funcionam seus temas e plugins. Com isso, você conseguirá fazer um site mais robusto, com mais recursos e com layout bem elaborados. Porém, lembre-se que para chegar neste ponto será preciso investir horas durante alguns dias. E ainda assim, o resultado final poderá não ficar do jeito que você desejava e, o que é pior, não oferecer uma boa experiência ao seu cliente.

Conclusão

Como você pode ver é possível criar um site gratuitamente. No entanto, cabe a você decidir se essa opção gratuita permitirá que você crie o site adequado para o seu negócio. Lembre-se que o seu site deve servir como um meio de oferecer a melhor experiência possível para o seu público. Neste sentido, o site precisa atender as suas necessidades e, principalmente, as necessidades do seu cliente. Em outras palavras, pense bem se esta será uma economia vantajosa.

Veja em nosso site as características necessárias na hora de contratar o serviço de criação de site. Veja ainda dicas para contratar uma gência de marketing digital, caso você esteja considerando terceirizar a criação do site.

Artigo baseado no site Business Opportunities Biz. Artigo original: Can You Create a Website for Your Business for Free?