Pessoas amam vídeos, e vídeos podem aumentar o engajamento da sua audiência. Então faça o seguinte teste: Experimente inserir um vídeo em sua próxima campanha de e-mail marketing.

Milhões de pessoas ao redor do mundo passam um tempo precioso assistindo vídeos no Youtube, todos os dias. Não seria maravilhoso se seus e-mails tivessem esse tipo de engajamento? Bom, eles podem ter. Simplesmente adicionando um vídeo na sua estratégia de e-mail marketing, você pode fazer experiências que entretém seus inscritos, leads e prospects, em vez de fazer mensagens que muitas vezes são entediantes. Há provas? Sim! O MarTech Advisor diz que adicionar vídeos a seus e-mails aumenta o percentual de cliques em 300%.

Mesmo assim, esteja avisado: Se quiser usar vídeos no seu e-mail marketing, há um jeito certo (versus um jeito errado) de fazê-lo. Se seguir as melhores práticas, descritas abaixo, para usar vídeos em suas campanhas de automação de e-mails, você verá um melhor engajamento, o que pode gerar mais tráfego para o seu website, além de mais conversões e vendas.

Veja as dicas de como usar vídeo no e-mail marketing:

Adicione a palavra “vídeo” ao seu assunto do e-mail.

Imagine passar tempo criando um vídeo sensacional para sua campanha de e-mail marketing, apenas para descobrir que seus e-mails sequer estão sendo abertos. Que desperdício de esforço! Se você quer que seus inscritos, leads e prospects assistam os vídeos dos seus e-mails, primeiro você precisa deixá-los saber que estão lá, adicionando a palavra “vídeo” ao assunto do e-mail.

Um ótimo assunto de e-mail irá captar a atenção de quem você procura atingir, e irá encorajá-los a ver sua mensagem. Quando esses usuários virem o “vídeo” no assunto, eles saberão que terão algo completamente especial vindo de você. De fato, de acordo com o MediaPost, quando marqueteiros usaram a palavra “vídeo” no assunto de um e-mail, a taxa de abertura subiu de 7% para 13%.

Insira o vídeo no seu e-mail

Assistir o vídeo não deve ser difícil para quem lê seus e-mails. Então, em vez de fazer os usuários clicarem em um link que os leva a uma Landing Page para vê-lo (o que é um passo extra), insira o vídeo diretamente no corpo do e-mail. Isso poupará um clique extra das pessoas interessadas e irá melhorar a experiência do usuário; um clique que pode fazê-los desistir, por um número imenso de razões, indo de achar que é muito trabalho a suspeitar de spam. Aumentar o número de visualizações no seu vídeo também aumentará as chances de que as pessoas atingidas se convertam, alavancando seu número de vendas.

Muitos serviços de automação e e-mail marketing facilitam essa inserção de vídeos diretamente no corpo do e-mail. Alguns podem até pegar a thumbnail do próprio Youtube ou Vimeo, assim como botar um botão de “Play” – até customizado – por cima. Isso é importante, já que sem esse ícone, as pessoas podem confundir o vídeo com uma imagem.

E falando em thumbnails, vamos seguir em frente para a próxima dica.

Use uma thumbnail que chame a atenção

A thumbnail é a imagem que irá aparecer enquanto ainda não clicaram no botão de play; é a imagem que aparece também quando não clicaram no vídeo em meio a uma lista de muitos, como no Youtube. Ela tem como função nata chamar atenção de uma forma que o título não consegue chamar sozinho, e pode ser composta por um frame do vídeo ou uma imagem inserida (o que é mais comum).

Mesmo se seu vídeo está diretamente inserido no corpo do e-mail, se parecer entediante, as pessoas não clicarão para assistir. Por isso é importante usar uma thumbnail expressiva, que chame atenção de imediato e os faça querer ouvir mais sobre seus serviços; coisa que, se houve uma segmentação através da automação de marketing, eles tem grande chance de apresentar algum tipo de interesse. A thumbnail é a primeira coisa que verão, e é o que irá encorajá-los a apertar aquele botão de “Play”. Inclua uma imagem interessante e texto grande, que chame a atenção das pessoas.

Conclusão

E-mail marketing é uma parte essencial da automação de marketing. Ainda que a taxa de abertura não seja tão alta quanto antigamente, não se deve subestimar o impacto de uma campanha de e-mails bem executada. Pessoas continuam conferindo suas caixas de entrada constantemente, o que torna este um meio extremamente válido e eficiente para atingi-las.

Artigo Relacionado: Diferença entre Automação de Marketing e E-mail Marketing.

Ou seja, quanto mais conseguir chamar a atenção do seu público alvo por esse meio, maior a chance de abrirem seus e-mails, de se converterem, e da sua marca se tornar de confiança para eles, fidelizando o cliente. As marcas mais interessantes mantêm uma nutrição com quem veem que abrem seus e-mails e realizam compras, os mantendo interessados nos conteúdos que produzem e vendem.

Use vídeos! Seja criativo com o conteúdo! Assim, você terá uma chance muito maior de atingir suas metas.

Artigo baseado no site Entrepreneur, “How to Use Video in Your Email Marketing”.