Nos últimos anos o marketing digital se popularizou tanto que é comum encontrar profissionais e empresas que agregam suas atividades. Contudo, somente oferecer serviços digitais voltados ao marketing não é garantia de resultados. E se é esse o foco que você quer para sua empresa, você precisará de uma agência de marketing digital para alavancar o seu negócio.

Voltada especificamente ao marketing como atividade, a agência persegue os resultados como a finalidade do seu trabalho. Seu foco é dar o retorno esperado ao cliente e utilizar os resultados para montar o seu próprio portfólio do serviço. Por este motivo, faz desde o planejamento geral do marketing às atividades táticas que irão desencadear os resultados. Esses serão posteriormente colhidos na análise e apresentados ao cliente.

Como uma agência de marketing digital gera resultados

Existem diferentes caminhos que uma agência pode percorrer para alavancar as vendas dos seus clientes. O primeiro passo é sempre realizar uma reunião de alinhamento em que será montado o briefing de todo o trabalho. Este documento irá nortear os serviços desempenhados pela agência.

Mas, apesar da questão contratual de serviços ser importante, uma agência comprometida com o resultado do cliente irá buscar ainda mais neste momento. Entender os objetivos globais de negócios da empresa é o ponto chave desta primeira reunião. A partir dela, a agência poderá desenvolver um plano de atividades alinhadas com o alvo do cliente.

Objetivos de uma agência de marketing digital

De acordo com o que é previamente combinando entre a empresa e a agência, é definido o resultado esperado para o marketing digital. Entre os objetivos mais comuns, estão: contatos, vendas e reconhecimento da marca. No decorrer deste artigo, falaremos sobre cada um desses objetivos.

  • Estratégia para captar contatos

Também chamados de leads, os contatos que uma agência de marketing recolhe são parte de uma estratégia englobante de marketing. Uma das formas de obter estes contatos é através de formulários no site. Eles podem estar flutuantes, em pop up, ou de forma estática, na página de contato.

É usual ainda encontrá-los no meio ou final de textos de blogs, convidando o visitante a assinar a newsletter. Outra forma de coletar contatos é montando uma isca digital. É disponibilizado um material gratuito para download mediante o preenchimento de dados do usuário.

Em todos os casos, os contatos adquiridos podem passar por uma triagem antes de chegarem ao departamento comercial da empresa. Através de campanhas de automação de marketing, são convidados a ler e interagir com os e-mails programados.

Desta forma, caem em um funil que os prepara a cada estágio para se tornar um consumidor da empresa. Somente quando os contatos já têm uma inclinação de compra é que eles são encaminhados para o time de vendas.

  • Estratégia para gerar vendas

A finalidade da venda direta também pode ser o objetivo de uma estratégia. Agências de marketing digital podem contribuir para alavancar negócios de empresas de forma rápida quando realizam campanhas focadas em conversões. Assim, todo o processo de compra e venda é realizado diretamente por canais digitais.

Um modelo de site geralmente utilizado para este fim é o e-commerce. As lojas virtuais já têm uma integração com sistemas de pagamento que permitem a compra direta. O mesmo se aplica a plataformas de cursos online. Mas empresas ou profissionais que desejarem realizar vendas sem softwares de vendas também podem realizá-lo através do Paypal.

Este sistema de pagamentos online permite que você tenha uma conta bancária privada ou empresarial ligada diretamente ao sistema online. Basta disponibilizar o link do seu Paypal na página digital que quiser para receber diretamente no sistema. Você pode vender pelo site ou até mesmo nos canais de mídias sociais.

Seja qual for o software utilizado, a campanha de marketing realizada pela agência é determinante para você conseguir efetivo resultado. A agência vai propor as melhores táticas  para atingir seu objetivo, considerando as características do seu negócio. Landing pages (ou páginas de vendas), Google Ads e anúncios sociais são alguns dos meios para a realização de campanhas online orientadas às vendas.

  • Estratégia para reconhecimento da marca

Se sua empresa é recém lançada ou tem um produto ou serviço novo, a agência desenvolverá uma estratégia de reconhecimento da marca. O objetivo é gerar o conhecimento por um maior número de pessoas. As ações tendem a focar na logomarca, no nome da sua empresa e o que ela tem a oferecer comercialmente.

Uma das formas que a empresa pode utilizar para chegar a este objetivo é com o marketing de conteúdo. A agência irá desenvolver periodicamente materiais para seu blog e mídias sociais com uma identidade visual definida. Tudo isso para gerar no consumidor o “share of mind” (o reconhecimento e a lembrança mental após o contato com a marca). Para sua empresa ser encontrada de maneira mais ativa, a publicidade online paga também pode entrar no escopo do plano estratégico.

Ferramentas de marketing digital para alavancar negócios

Existem algumas ferramentas online que são a base do trabalho de marketing digital, independentemente da estratégia. São elas: sites, anúncio no Google, automação de marketing e mídias sociais. Entenda sobre cada uma a seguir.

Sites

Eles são a vitrine do seu negócio e a representação da sua empresa na internet. Por isso, devem ser desenvolvidos por agências de marketing digital comprometidas em apresentar a melhor versão do seu negócio.

Anúncio no Google

Para alavancar seu negócio de forma rápida, o anúncio no Google (Google Ads) é uma importante ferramenta. Requer estratégia e bastante conhecimento do processo, pois funciona como um leilão de compra de palavras-chave.

Automação de marketing

Utilizada principalmente para envios de campanhas de e-mail marketing, são um meio de economizar investimento e mão de obra no processo. A automação também pode se estender a outros usos, como o agendamento de publicações em redes sociais.

Mídias Sociais

Desenvolvem uma importante tarefa para o reconhecimento da marca e também podem captar leads através de formulários. Uma maneira de alavancar as vendas é impulsionando publicações com Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e outros anúncios sociais.

A Guia-se Niterói oferece todas estas soluções e muitas outras, com o comprometimento de alavancar sua empresa, seja qual for o seu objetivo. Solicite o contato de um consultor e comece a fazer negócios online!