Descubra como automatizar processos de marketing para ter mais lucros.

Que é possível gerar mais lucro com automação de marketing para o seu negócio, é fácil deduzir. Afinal, ter processos de marketing bem estruturados funcionando constantemente já é um grande impulsionador do sucesso. Mas não é apenas desta forma que a automação contribui para o aumento de lucros de uma empresa.

Objetivamente, falaremos neste artigo sobre o aumento de receita e a diminuição de custos através da automação.

Como a automação de marketing diminui custos operacionais?

Há três pilares que a automação de marketing sustenta para diminuir os custos operacionais de processos. São eles: processos mais simples e automáticos; ter uma equipe enxuta; e tempo de fechamento mais rápido. Entenda como cada um funciona para sua empresa gerar lucro com automação de marketing.

Processos mais simples e automáticos

Para configurar a automação de marketing, é necessário que os processos estejam bem definidos e planejados. Como as ações serão automáticas, o seu software de automação precisa desempenhar de forma clara e simples o que você deseja alcançar. Desta forma, você ganha tempo com a automação e resultados mais claros com a simplificação dos processos.

Ter uma equipe enxuta

Primeiramente, é necessário dedicar tempo para o planejamento de uma estratégia marketing bem estruturada. Para mais chances de efetividade, esta ação deve ser realizada entre a empresa e uma agência.  Após este procedimento, você terá uma visão mais clara de quantas pessoas serão necessárias para a execução das atividades, contando com o suporte de processos automatizados.

Ou seja, isso não significa necessariamente que você precisará promover demissões em massas (a menos que a sua empresa esteja realmente mal dimensionada em relação a força de trabalho). Ter uma equipe enxuta significa contar com a quantidade necessária de funcionários para desenvolver as atividades de forma eficiente, contando com o suporte de processos automatizados.

Isso será possível pois, tendo processos automatizados, o volume de trabalhos manuais recorrentes diminui. O trabalho será de acompanhar e fazer pequenos ajustes no processo, apenas quando necessário. Desta forma, sua empresa irá otimizar o custo com pessoal.

Tempo de fechamento de negócios mais rápido

Com um processo simplificado, a implementação do lead scoring e envolvendo os profissionais certos, o tempo de fechamento tende a ser menor. Isso é possível porque a automação capta e filtra os leads por grau de interesse ou inclinação de compra. Assim, o time comercial não precisa perder tempo com quem possivelmente não irá fechar negócios ainda. Ou seja, você também pode simplificar e diminuir a quantidade de pessoas trabalhando nas vendas. Com a abordagem focada apenas em quem poderá de fato comprar de você, a eficiência aumenta em um time menor.

Vantagens da automação de marketing

Com todos os caminhos encurtados para as vendas e menos custo operacional, maiores as chances de aumentar o lucro com automação de marketing. A seguir, conheça algumas vantagens da automação à frente de processos manuais.

  • Aumento da produtividade do time de vendas – Os contatos são mais efetivos, pois a automação entrega os melhores leads no momento para a equipe fechar o negócio.
  • Processo de vendas mais ágil – A automação faz o trabalho de forma escalonada. Assim, consegue atender a um número maior de clientes potenciais ao mesmo tempo, aumentando a entrada de leads no funil.
  • Menos esforços e muito mais resultados – Primeiro, sua empresa investe no planejamento e na configuração da automação de marketing. Depois, os resultados virão sem a necessidade de muitos esforços.
  • Maior retorno sobre o investimento (ROI) – Com o investimento em processos automáticos de marketing, é possível otimizar os seus investimentos. De forma objetiva, com a automação pretende-se obter mais vendas, com menores custos operacionais e investimento em marketing. Consequentemente, gerando maior retorno sobre o investimento.
  • Maior oportunidade de participação no mercado – Ações de automação de marketing permitem que a sua empresa tenha um ganho de escala. Desta forma, ela estará se preparando para conquistar uma maior fatia de mercado.

Adicionalmente podemos mencionar que uma das formas de contribuição da automação para aumentar o lucro é integrando ações de marketing com o time comercial. Pois a automação coloca em funcionamento estratégias de marketing que visam a captação de leads. A partir disso, o time de vendas pode seguir com o contato comercial e fechar negócios.

Entenda como a automação faz a integração entre marketing e vendas!

Opções de automação de marketing?

Depois da explanação sobre geração de mais lucro com automação de marketing, você deve estar interessado no processo. Afinal, ele prova que é possível evoluir sua empresa com a automação. Existe inúmeros processos de automação de marketing que podem ser aplicados. Veja abaixo alguns exemplos.

Automação de E-mail marketing

A empresa norte-americana de pesquisas Marketing Sherpa realizou um estudo sobre a efetividade e o potencial do e-mail marketing. Entre os resultados, um dos dados mais relevantes está na preferência dos internautas em conhecer informações. Mais de 70% dos participantes declararam preferir receber ofertas promocionais por e-mail, ao invés de pelas redes sociais.

Tal resultado só demonstra que este é um excelente veículo para se investir. E a boa notícia, é que há muitas formas já institucionalizadas de realizar automação de marketing por e-mail. Campanhas sazonais ou promocionais, envios periódicos de newsletter e até um funil de vendas gerado por gestão de conteúdo enviado. Estas são algumas das muitas possibilidades de automação de e-mails.

Automação de Redes Sociais

Com a alta atividade nas redes sociais, pode ficar complicado gerenciar conteúdo e responder mensagens constantemente. Por isso, geralmente é designado um único profissional para fazer este acompanhamento, o social media. Entretanto, nem sempre é possível dispor de uma verba exclusivamente para este fim. É aí que a automação entra e contribui grandemente.

Para uma atividade e presença constante nas mídias sociais, sua empresa pode adotar o agendamento de publicações e as respostas automáticas de mensagens via chatbot. Há ainda outras formas de interação, que devem ser definidas a partir do objetivo de marketing.

Automação de conteúdo

O marketing de conteúdo também pode se beneficiar de algumas formas de automação. A gestão de conteúdo de uma empresa deve ser focada na atualização de material relevante para seu público. E existem algumas ferramentas que podem ajudar a simplificar processos.

Uma destas formas é utilizando um gerenciador de conteúdo e revisão antes de publicar. Também podem ser realizados agendamentos de posts em blogs e sites a fim de manter a regularidade das publicações. Esses processos contribuem para um marketing contínuo que gera resultados recorrentes. É possível ainda ter muito mais visitantes no seu site com a utilização de técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

Mais vendas e menos custos

Este é o resultado de uma automação de marketing bem-sucedida! Com o investimento em automação de marketing, você diminui esforços e tem menos custos para gerar muito mais vendas. Consequentemente, terá mais lucros com a economia de pessoal e agilidade no fechamento de negócios.

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