Veja dicas valiosas sobre como criar uma persona

A primeira etapa do planejamento de marketing para qualquer objetivo é a análise geral. Dentro dessa, encontra-se, por exemplo, a análise do cenário, análise dos concorrentes e a análise do seu público. Conhecer e saber quem é o seu público-alvo é fundamental para que você consiga direcionar esforços de marketing para ele. Porém, este conceito tem se tornado um tanto quanto obsoleto para as empresas atuais de marketing. No lugar de público alvo, o foco do marketing passa a ser a “persona”.

O que é uma persona?

Muitas pessoas podem confundir persona com público. Mas os conceitos são bem diferentes. O conceito de público alvo (ou target) surgiu como uma diferenciação da ideia de massa, mas nada mais é do que uma parcela da massa. Isso porque chama-se de “público” o conjunto de pessoas com características em comum, como idade, localização geográfica, interesses, sexo etc. Levando em consideração estas características em comum, trabalhar com o conceito de público alvo significa tentar atingir uma massa com pessoas parecidas entre si, mas que em geral são anônimas para você.

A diferença deste conceito para o de persona é revolucionário. Antes de chegar ao campo do marketing e da comunicação, o termo já era amplamente adotado na psicologia e no teatro. Persona dá a noção de apresentação em público, sendo também um sinônimo para um personagem. De todas as formas, o que as definições têm em comum é que não se trata de um indivíduo (desconhecido, entre tantos), mas de uma “pessoa”, com todas as definições sociais, culturais, demográficas etc.

No marketing, podemos definir uma persona de uma forma tão profunda que ela passa a ter sentimentos, anseios, sonhos e até decepções. Uma persona no marketing é, portanto, o perfil completo de uma pessoa que imaginamos como o cliente ideal para a empresa. Nenhum formulário no Google seria capaz de ir tão longe nos resultados quanto podemos observar na criação de uma persona bem apresentada em um plano de marketing.

Como obter informações para criar uma persona?

Lembra do começo deste texto em que falamos sobre alguns pontos da análise dentro do planejamento de uma ação de marketing? Os dados recolhidos nesta fase são muito úteis para criar uma persona. Você pode usar a demografia dos compradores, o perfil dos concorrentes e outras características do público da sua empresa. Entram ainda a idade, o local onde mora, a profissão, se tem filhos ou não… Todas estas informações irão contribuir para você montar o perfil da persona.

Para obter tais informações, você pode acessar um histórico de clientes que você já tenha. Contudo, se ainda não tiver, pode fazer uma pesquisa com quem já comprou de você ou contratou seus serviços. Você pode enviar um e-mail pedindo uma ajuda, por exemplo. Para isso, você pode usar uma ferramenta gratuita e online, como o Google Forms. Após criar o seu questionário na página, você recebe um link para enviar para as pessoas. Depois, é só acessar o arquivo com os resultados no seu Google Drive.

Outra forma de conhecer seu público é criando um formulário no seu próprio site ou blog. A ferramenta Fyrebox tem um plano gratuito para criar pesquisas personalizadas. Você pode usá-la para obter os dados que precisar dos visitantes do seu site. Pois eles podem ser seus futuros clientes, e têm muito a informar para você. Com isso, você tem à sua mão uma série de dados relevantes. Pegue todos eles e comece a criar uma persona!

Como criar uma persona?

Com todas as informações sobre seus clientes atuais, defina o ideal pensando em suas características, como estas a seguir.

  • Dê um nome à persona
  • Qual a idade?
  • Onde mora?
  • Saiba se tem filhos
  • Se é casado
  • Conheça seus hábitos diários
  • Onde trabalha?
  • Quais seus desafios diários?
  • Defina o seu maior medo
  • E qual o maior sonho da sua persona?
  • Entre outros dados que podem ser relevantes.

Para perfis de persona mais profundos, estas informações podem render várias páginas. E nem sempre é fácil saber quais características se deve definir. Deve-se ter como foco o segmento da sua empresa e quais características podem influenciar na decisão de compra.

Existem ainda alguns serviços online e gratuitos que podem ajudar no processo de criação da persona. É o caso do Make My Persona da Hubspot. Você só precisa responder a algumas perguntas e inserir seu contato. Após isso, você recebe um e-mail com a descrição da sua persona.

Esperamos que tenha gostado deste texto. Com estas informações, fica muito mais fácil criar e montar um planejamento de marketing direcionada. Assim, sua empresa obterá muito mais sucesso nas vendas.