Veja 5 dicas que podem te ajudar a aumentar o tráfego de um site.

É comum algumas empresas desenvolverem um site e depois dizerem que ele não está dando resultado. Mesmo quando contratam o serviço de um profissional, esperam que seus sites funcionem e vendam bem suas ideias ou produtos, mas sozinhos. E isso dificilmente vai acontecer. Pois desenvolver um website é apenas um primeiro passo em direção ao negócio digital. Mas sozinho ele não é suficiente.

Um site pode ser uma excelente fonte de lucro ou propaganda, sim, mas desde que você tenha um trabalho adequado para que isso se torne realidade. Ações importantes precisam ser implementadas e mantidas ao longo do tempo. Portanto, nosso objetivo ao longo deste artigo é mostrar mostrar como aumentar o tráfego de um site com cinco dicas fundamentais.

1. Usar boas práticas de SEO

Para que as pessoas encontrem seu site em resultados de sites de busca, como o Google, siga algumas regrinhas importantes. Elas são chamadas de boas práticas de SEO (sigla para Search Engine Optimization). Ou seja, com estas regras em prática, seu site ficará otimizado para mecanismos de busca. Vejamos alguns exemplos: Primeira grande dica: é que o endereço do site (a URL) faça referência à sua empresa (exemplo: www.minhaempresa.com.br). A URL é um item altamente relevante para o Google ao buscar por uma determinada palavra chave.

As páginas do seu site também devem ter endereços amigáveis, que digam do que ela se trata. Tome como exemplo o endereço deste artigo (http://guiase.niteroi.br/como-aumentar-o-trafego-de-um-site/). Ao varrer o seu site o robô do Google irá identificar facilmente qual o assunto que esta página trata. Isso significa que, é essencial que você tenha um blog e publique artigos regularmente. Outra dica importante é que seu site seja desenvolvido em WordPress.

2. Ter um visual amigável

O design é muitíssimo importante para que um site tenha um bom tráfego. Pois de nada adianta o usuário chegar nele e nunca mais querer voltar. Assim, a boa navegabilidade é de essencial importância. Isso é, o visitante deve conseguir navegar facilmente pelo seu site. Este quesito pode ser alcançado com um bom planejamento do site ainda na arquitetura da informação. Nesta parte inicial no planejamento de um site, ele deve ser desenhado pensando na experiência do usuário.

Também chamada de UX (User Experience), ela é uma das chaves para você aumentar o tráfego de um site. Uma prova da importância do User Experience para um site é que hoje há profissionais no mercado exclusivamente dedicados a esta função. Ou seja, há empresas que contam com um funcionário dedicado exclusivamente para atuar buscando melhorar a experiência do usuário em seu site.

3. Ser responsivo

Não dá para pensar em desenvolver um site hoje sem que se pense em acesso pelo celular. Isso significa que, ao criar um site o conceito de Mobile First (ou dispositivos móveis primeiro) precisa ser levado em consideração, pois grade parte do seu público estará vendo o seu site por dispositivos como um celular. Publicada em julho de 2018 pelo site da Agência Brasil, a pesquisa TIC Domicílios 2017 mostrou que o celular já é o principal meio de acesso à internet no país. Desta forma, o conceito “Mobile Friendly” deve ser perseguido como primordial para aumentar o tráfego de um site. Inclusive, vale destacar que o Google considera a responsividade como um dos itens para ranquear uma página em seu mecanismo de busca. Por fim, a boa notícia é que alguns sites gerados com temas que não são adequados para celular podem se tornar responsivos com plugins instalados na plataforma.

4. Carregamento rápido

O tempo de carregamento de um site influencia diretamente no tráfego para ele. Isso acontece porque ter um carregamento rápido é uma das boas práticas de SEO consideradas pelos mecanismos de busca. Desta forma, para verificar se seu site tem um bom tempo de carregamento, você pode utilizar ferramentas online gratuitas. Web Page Analyzer é uma delas. Além de analisar o tempo de carregamento, ela informa boas práticas para diminuir essa velocidade. Ou seja, basta colar o endereço do site na barra “Enter URL to diagnose” e clicar em “Enviar” para receber o diagnóstico.

5. Campanhas nas mídias sociais

Isso mesmo! Você não leu errado… Não só campanhas no Google ou nos buscadores podem servir para aumentar o tráfego de um site. Você também pode fazer campanhas em mídias sociais apontando para ele. É importante mencionar aqui a importância de um orçamento mensal da sua empresa para investimento em marketing digital. No caso de mídias sociais, por exemplo, com um pequeno valor, já é possível obter bons resultados. E, se o resultado esperado é aumentar o tráfego de um site, você irá alcançar.

Neste artigo listamos apenas 5 dicas sobre como aumentar o tráfego de um site. Perceba que estas 5 já irão demandar um tempo considerável do seu dia. Além disso, há itens como o carregamento rápido do site que poderão demandar a execução de ações muito técnicas. Sendo assim, para maximizar a performance do seu site e fazer com que ele se destaque entre os seus concorrente, gerando ainda mais resultados para o seu negócio, você necessitará do apoio de especialistas na criação de site.