Esse artigo é voltado para você que tem muitos contatos em sua base de dados mas não tem conseguido fazer com que esses contatos virem clientes. Na execução do seu plano de marketing digital, você tem se comunicado com os seus contatos de forma segmentada ou você tem falado com todos da mesma forma? Pois é, experimente trabalhar com uma base de contatos segmentados.

O Que é Segmentação?

Segmentação são subgrupos de contatos, separados de acordo com características similares entre eles. Por exemplo, subgrupo por situação do cliente (clientes ativos, clientes inativos), subgrupo por porte da empresa (pequena empresa, micro empresa), subgrupo por interesse no seu produto (interessado no produto A, interessado no produto B).

Veja que a partir do momento que você cria subgrupos, ou melhor, segmentos, você terá condições de identificar grupos de pessoas com interesses similares. Atualmente qualquer plataforma de automação em marketing possui a funcionalidade de segmentação, pois trata-se de um recurso fundamental para a sua comunicação. A segmentação irá permitir um diálogo mais focado, enviando o conteúdo certo ao público certo. Falaremos mais sobre isso.

Ao ignorar a segmentação você estará ampliando e muito as chances da sua comunicação não gerar o resultado que você deseja.

A Importância da Segmentação na Comunicação com a sua Base de Contatos

Digamos que você envie mensagens em massa que não são segmentadas de acordo com interesses e comportamentos específicos da sua base de contatos. O resultado provavelmente será um baixo engajamento porque você envia mensagens que certos contatos consideram irrelevantes, ou pior, irritantes. O baixo engajamento prejudica a capacidade de entrega das suas mensagens via e-mail, o que, por sua vez, faz dos objetivos principais uma batalha difícil.

Vamos pensar no cliente e na jornada de compra. Enviar uma comunicação em massa para todos, esperando que todas as pessoas da sua lista se interessem pelo que você está oferecendo, ou, conhecer os interesses e hábitos de um grupo e fazer a oferta que eles já estão esperando. Qual comunicação você acha que será mais eficaz?

Comunicar para pessoas que já manifestaram interesse em determinado assunto é mais eficaz, por ser direto e objetivo.

A comunicação com a sua base de contatos deve ser focada no envio à um grupo de pessoas (segmento) mensagens relevantes, que realmente interessem a elas. Esses grupos são os segmentos, ou seja, pessoas que compartilham ações e atributos semelhantes. Assim, com a aplicação da segmentação na sua base de contatos, será possível  enviar mensagens direcionadas. Veja que segmentação tem tudo a ver com precisão e objetividade. Criar segmentos torna seu trabalho mais eficaz!

Não tente reunir o maior número de pessoas possível e tente vender para elas. Agrupe essas pessoas por área de interesse, para que você possa encontrá-las e ajudá-las com uma decisão que elas já estavam pensando em tomar.

A etapa de segmentação da sua base de contatos é obrigatória dentro do seu planejamento de marketing digital. É uma questão imperativa se você quiser alcançar resultados positivos. A segmentação aumenta as taxas de abertura das mensagens e te ajuda a criar um relacionamento eficaz, que gera resultados e te deixa ainda mais próximo do seu objetivo final.

Condições para uma Segmentação Eficaz

Primeiramente é importante salientar que: Ter uma estratégia de marketing digital definida e clara é importante e auxiliará no trabalho de segmentação! Segmentar o seu público é uma tarefa essencial quando falamos sobre utilizar a sua base de contatos para fins de marketing, mas ela precisa ter um foco e estar alinhada com o seu planejamento de marketing digital.

Tendo em mente a explicação anterior de que você divide seus contatos em segmentos pelas características que eles compartilham, você já pode criar critérios para segmentações que podem ser extremamente direcionadas e eficazes.

Todas as informações que seus contatos optarem por enviar são dados armazenáveis e consultáveis ​​que você pode usar para segmentar contatos (Dica: Para facilitar o seu trabalho nesse sentido recomendamos trabalhar com plataformas de automação de marketing). Por exemplo, você pode perguntar o tipo de animal de estimação que seus contatos têm ou descobrir as páginas de quais serviços que foram visitadas por um determinado contato.  Quanto mais dados pertinentes você coletar, mais você poderá segmentar. Quanto mais você segmenta, mais relevantes e assertivas as suas mensagens podem se tornar.

Há duas formas de se “ouvir” alguém: Uma é o que eles dizem, a outra é o que eles fazem.

Veja que para contar com uma base de contatos segmentados você precisa ter informações sobre eles. Vamos nos concentrar em duas formas principais de capturar essas informações: solicitando informações objetivas (como num formulário com perguntas fechadas, por exemplo) ou rastreando ações executadas por estes contatos (como por exemplo identificando quais páginas de serviços em seu site ele visitou).

Na vida e no marketing, ações falam mais do que palavras. Monitorar as ações que as pessoas realizam no relacionamento com sua empresa pode gerar melhores resultados quando se trata de segmentação.

Considere as informações objetivas, elas serão importante para detectar características dos seus contatos. Dados como estado civil, local onde mora, se tem filhos etc, tem um valor importante para definir tipos de mensagens a serem enviadas. No entanto, considere investir um bom tempo e energia para capturar ações dos seus contatos. Elas são importantes por serem, na maioria das vezes atitudes espontâneas tomadas pelos seus contatos. Elas podem indicar interesses não solicitados na aplicação de um formulário, por exemplo.

Dica: Procure acompanhar de perto as ações dos seus contatos, elas podem apontar tendências que necessitarão ser consideradas na sua estratégia de marketing.

A Automação de Marketing Contribuindo para uma Base de Contatos Segmentados

Está pensando em como fragmentar uma lista inteira com centenas ou milhares de contatos? Tenha calma, não se desespere. A segmentação pode ser feita em massa, de forma automática, através de ferramentas de automação de marketing. Citamos a segmentação em outro post sobre automação de marketing  onde ressaltamos que alguns processos da sua empresa referente ao marketing e comercial podem ser automatizados. Assim você pode otimizar o tempo de execução de processos repetitivos nessas duas áreas.

É preciso esforço e tempo para idealizar e organizar uma segmentação eficaz, por isso a automação de marketing faz todo sentido. É fácil fazer login na sua conta, verificar todas as listas e enviar uma mensagem. “Olá cliente, venda da Black Friday. Venda de ano novo. ” Quão fácil é isso? Mas não é tão eficaz quanto o envio de mensagens personalizadas, que levam para o cliente a informação que ele deseja saber, no momento em que ele está de fato precisando.

Mas, para enviar suas mensagens direcionadas, e em larga escala, você precisa de uma plataforma que facilite isso. O ponto alto da segmentação é quando você está falando com um grande base de contatos, tendo listas segmentadas, o que aumenta as chances de entregar o conteúdo certo à pessoa certa. Quando o seu contato recebe a mensagem certa, que irá atender uma necessidade ou desejo, no tempo certo você agregou valor pra ele.

Considerações Finais

Segmentar a sua base de contatos é fundamental para estabelecer uma relação mais assertiva com o seu público. As chances de oferecer ao seu público o conteúdo que ele realmente está procurando serão maiores e com isso você irá entregar uma proposta de valor diferenciada. A medida que você amplia a entrega de valor para o seu público, maiores são as chances dele seguir lendo as suas comunicações, deixando o canal aberto para futuras ações de venda.

Porém, para realmente fazer a diferença na hora de criar suas segmentações é preciso ter um planejamento de marketing muito bem definido. De posse do planejamento você conseguirá estabelecer uma lógica que será o norte para criar os diferentes segmentos. Na sequência essa mesma lógica também irá ajudar para definir um plano de comunicação que faça sentido para a sua base de contatos.

Aproveite ao máximo as facilidades e oportunidades da tecnologia que buscam facilitar o seu dia a dia e melhorar os seus resultados, porém elas não podem sozinhas trazer o sucesso para o seu negócio. Você precisa combinar a tecnologia à estratégias de marketing comprovadas. Por isso incentivamos você a conhecer as ferramentas digitais a sua disposição e investir na inovação do seu negócio. A Automação de Marketing é uma estratégia que pode alavancar suas vendas.

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